INÍCIO   • SERVIÇOS   • CUIDANDO DE VOCÊ   • NOVIDADES   • SAÚDE   • CONTATO

 
 • SAÚDE
CUIDANDO DA SUA SAÚDE BUCAL...
Cuidar da saúde bucal é fundamental em qualquer idade, seja criança ou adulto. Cada fase da vida exige cuidados diferentes e, por isso, é preciso ficar atento às próprias necessidades e também as das crianças, se tiver. Enquanto os pequenos correm mais riscos de cáries por comer guloseimas, os adultos devem cuidar da degradação dos dentes de acordo com o avanço da idade e a perda óssea.
Ter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em fibras e nutrientes, com fontes de cálcio e vitamina D é fundamental para a prevenção das diversas doenças da cavidade oral. Por outro lado, alimentos açucarados, doces, gordurosos e aderentes tendem a facilitar o acúmulo de placa bacteriana, consequentemente às lesões de cárie e periodontais.
Outro fator fundamental é a remoção da placa pela higienização da cavidade oral. Vamos passar agora uma técnica genérica de uso do fio dental e escovação que, se feita na frequência correta, ou seja, sempre após as refeições e antes de dormir, remove a placa e previne os principais problemas bucais. Lembrando que essas técnicas podem ser alteradas de acordo com a necessidade individual do paciente.
USO DO FIO DENTAL:
1. Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
2. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
3. Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva.
Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
TÉCNICA DE ESCOVAÇÃO:
1. Escova de cerdas macias, posicionadas em ângulo de 45º em relação ao dente; cerdas forçadas em direção e para dentro do sulco gengival e áreas interproximais;
2. Movimentos curtos, vibratórios e ritmados. Duração de 10 – 15 segundos por área. Em dentes anteriores, posicionar escova verticalmente.
3. Face oclusal, escovada com movimentos curtos, anteroposteriores;
4. Recomendado cerca de 20 golpes por cada face dentária.
Vale lembrar também que uma visita semestral ao seu dentista é muito importante para ter uma avaliação do quadro real de saúde e, eventualmente, providenciar tratamentos profiláticos e curativos, evitando que os problemas se acumulem.
Referências:
Manual de Técnicas de Escovação Dentária (PENTEADO, LAM; SANTOS; NB; LIMA; FJC.)